Vem Inverno!Confira dicas de decoração para essa época do ano.

À primeira vista, em 2020, oficialmente, ele só chega em 20 de junho, porém o inverno já deu suas caras, né gente?

Ou seja, a temperatura caiu e o friozinho tomou conta do clima. Então, que tal preparar a decoração da sua casa para receber o inverno?

Frequentemente considerada uma das estações mais charmosas do ano, na época do inverno, o que a gente mais quer é conforto e aconchego, algo que pode ser alcançado facilmente colocando em prática algumas dicas.

Logo, para ajudá-lo na decoração de inverno, nossos especialistas fizeram uma lista de sugestões para tornar seu doce lar, um verdadeiro reduto do conforto e bem-estar.

Espalhe mantas pela casa

Além de estilosas, acima de tudo as mantas são quentinhas, assim, remetem ao conforto que tanto buscamos, bem como costumam dar vida ao ambiente.

Seja como for, considerando que elas podem ser lisas, estampadas, neutras e até muito coloridas, as mantas são capazes de se transformar no ponto alto de sua decoração.

Assim como outros tecidos mais encorpados, as confeccionadas em lãs, são as mais aconchegantes e ideais para o inverno!

Dica bônus: crochê e tricô estão super em alta e fazem uma composição incrível com as almofadas trazendo conforto e beleza para qualquer espaço!

Aposte nas almofadas

Acima de tudo, as almofadas são decorativas, funcionais e usadas em qualquer estação do ano, mas no inverno ganham mais espaço. Uma ideia bacana, para adotar nesse período, é aumentar o número de almofadas no sofá, na cama e até no chão.

Sendo assim, escolha tecidos diferentes e arrisque um mix de materiais. Peças chaves, elas oferecem uma renovação instantânea ao ambiente.

Truque bônus: troque suas capas por tecidos mais quentinhos como veludo ou suede;

Use tapetes

Em primeiro lugar, todo mundo gosta de tapetes e eles são bonitos e funcionais em qualquer ambiente. Depois, além disso, podem ser usados de todos os tamanhos e de vários materiais.

Ao mesmo tempo, no inverno, eles ganham a função extra de ajudar a manter o conforto térmico. A escolha da matéria-prima do tapete deve considerar o lugar onde ele será colocado. Os mais peludinhos, são ideias para salas e quartos.

Dica bônus: se você ou alguém de sua família tem alergia, não se preocupe: modelos de nylon, são antialérgicos e fáceis de limpar!

Repagine com móveis novos

Antes de mais nada, se você está na pegada de dar aquela repaginada em algum ambiente da casa, especialmente para receber o inverno, escolha a sala e troque o sofá!

Além de normalmente ser um dos lugares mais frequentados, um bom sofá, reina no ambiente, é o objeto mais aconchegante da casa (tirando a cama) e pode ser o ponto de partida para uma decoração mais personalizada e “quentinha”, seja ela tradicional, contemporânea ou moderna;

Dica bônus: se tiver um sofá com boa estrutura a reforma pode ser uma ótima opção para você, além de ser mais sustentável!

Não tenha medo de colorir

O inverno é uma estação mais sóbria, porém, isso não é razão para a decoração necessariamente seguir essa tendência. É possível fazer maravilhas em ambientes, usando cores de forma pontual, em:

• Almofadas;

• Tapetes;

• Cortinas;

• Móveis;

• Paredes, entre outros.

E por falar em paredes, os papéis e tecidos, também são alternativas para mudar o ambiente, sem gastar muito, lembrando que o bom senso deve predominar sempre!

Dica bônus: se gosta de ousar, aposte no Classic Blue, a cor Pantone 2020, que pode estar presente em pequenos objetivos decorativos e até paredes;

Viva o verde!

Antecipadamente precisamos dizer que verde é vida! Logo, não tem algo que traz mais energia para uma casa, do que as plantas. Assim como outras coisas já citadas, elas também devem fazer parte da decoração do inverno.

 Como nesse período, o sol não brilha tão fortemente, opte pelas de folhagens escuras, pois elas precisam de menos luz para viver.

Além de serem lindas e combinarem muito com a estação, elas criam pontos de equilíbrio e conexão com a natureza;

Instrução bônus: já que vai precisar de vasos para colocar as plantas, escolha peças diferenciadas, de acordo com o estilo de sua decoração.

O papel das Cortinas

Extremamente funcionais as cortinas cumprem a missão de garantir privacidade, cortar a luz, além de conforto térmico. Por isso, no inverno, é indicado que elas sejam mais pesadas, confeccionadas em tecidos mais encorpados como linho, sarja ou algodão.

Igualmente, a cor também influencia no aconchego do ambiente, então, opte pelas mais escuras, especialmente em quartos ou salas de tv.

Sugestão bônus: para aquecer do frio as sobreposições são ótimas alternativas.

Iluminação diferenciada

Um dos pontos que mais garantem a sensação de aconchego é a iluminação. Para começar a montar uma decoração mais agradável ao inverno, substitua as cores brancas das lâmpadas, pelas amarelas.

Enfim, fazendo isso, você já criará um clima especial, agradável e de conforto para o seu lar, além de deixar o ambiente mais intimista. Aposte em letreiros, abajures e luminárias.

Recomendação bônus: objetos vintages dão uma cara muito especial à decoração e quando o assunto é luminária tem muita coisa bacana nesse estilo;

O poder da madeira

Normalmente considerada um material nobre, a madeira pode estar presente em diversos artigos da decoração e também oferece a desejada sensação de aconchego.

Desta forma, os tons mais naturais e escuros são os mais indicados para o inverno. Mesinhas de centro, barzinhos, quadros, fruteiras, armários, enfim, versáteis elas ficam bem em qualquer ambiente ou móvel e são atemporais!

Truque bônus: que tal aproveitar que já está com a mão na massa e restaurar alguma peça antiga de madeira, para personalizar ainda mais sua decoração?

Escolha os detalhes

Se você não tem muito tempo, nem criatividade para pensar em uma decoração exclusiva para o inverno, a dica é pontuar em detalhes.

Usar um fake four (aqueles pelinhos sintéticos que simula pele animal), ou mesmo espalhar velas em mesas, aparadores ou mesinhas de cabeceira.

Como resultado, criará um clima e deixará o ambiente mais aconchegante, bonito e gostoso.

Macete bônus: para criar uma atmosfera mais romântica e até mesmo de bem-estar, opte pelas velas aromáticas. Existe no mercado, opções cheirosas e muito bonitas, para todo tipo de olfato.

Em suma, como podem ver, preparar a casa para receber o inverno, não é tão difícil assim e pode ser uma atividade muito prazerosa.

Lembre-se que uma casa quentinha, aconchegante e bonita, principalmente nesse momento que ficar em casa é quase uma obrigação, é uma ótima maneira de garantir a felicidade e o bem-estar.

Se precisar de ajuda, pode contar conosco!

A Loom Arquitetura conta com uma equipe de designer de interiores, especializada em tornar sonhos em realidade, utilizando o que há de melhor e mais atual no mercado de decoração.

inverno
inverno

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Você também pode gostar

Scroll Up