Cinco obras famosas da arquitetura que você precisa conhecer

O Dia Mundial da Arquitetura é comemorado em 1º de julho. Sendo assim, esse mês é especial para os profissionais e amantes desta área. E nós não poderíamos deixar a data passar em branco! Então, listamos aqui cinco das mais famosas obras arquitetônicas do mundo que certamente você não pode deixar de conhecer. Prepare-se para esta volta ao mundo da arquitetura!

The Shard – Inglaterra

A princípio, nosso roteiro de viagem pelas obras mais famosas da arquitetura mundial começa em Londres, Inglaterra. É na “terra da Rainha” que está localizado o The Shard – Shard London Bridge, edifício de 95 andares ao lado do Rio Tâmisa, sendo 72 deles residenciais. Com 309,6 metros de altura, o The Shard é primordialmente um dos mais importantes projetos arquitetônicos contemporâneos, além de ser o edifício mais alto de todo o Reino Unido. Ele foi criado pelo arquiteto Renzo Piano.

Templo de Lótus – Índia

Em segundo lugar, vamos para Nova Deli, Índia! Sabe por que o Templo de Lótus impressiona? Por suas 27 “cascas finas” em formas de pétalas, que são feitas em concreto revestido em mármore, bem como pelas superfícies externas totalmente revestidas em mármore branco. E o mais impressionante: a estrutura se autossustenta sem vigas, visto que isso ocorre por meio de seus nove arcos! Desta maneira, a construção, que se assemelha a uma flor de lótus, parece flutuar sobre as piscinas ao redor. O templo é assinado pelo arquiteto canadense Fariborz Sahba, de origem iraniana, que levou cerca de 10 anos para executar o projeto, inaugurado em 1986.

Casa de Ópera de Sydney – Austrália

Continuando nossa viagem, não podemos esquecer de uma das obras arquitetônicas do mundo: a Casa de Ópera de Sydney, na capital australiana. O projeto de Jørn Utzon está localizado na Baía de Sydney, com o propósito de retratar formas, cores e na natureza local. Como resultado, e pela sua complexidade, a obra levou muitos anos para ser concluída e foi marcada por conflitos entre o arquiteto e o poder público. Entretanto, desde 1973 segue de pé, impressionando milhares de turistas ano após ano.

Basílica da Sagrada Família – Espanha

Além das obras citadas, temos a obra póstuma do arquiteto Antoni Gaudí. Este é um marco da história mundial e de Barcelona, onde está localizada. Inegavelmente, o gigante templo católico é extremamente importante. Começou a ser construído em 1882 e deve ser concluído somente em 2026! Em virtude de sua importância para a arquitetura mundial, a fachada do Nascimento e também a Cripta do Templo Expiatório da Sagrada Família foram eleitos Patrimônio da Humanidade da Unesco em 2005.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói – Brasil

Pensou que o Brasil estava de fora deste roteiro de obras mais famosas da arquitetura? Pelo contrário! Entre as diversas criações famosas do país está o Museu de Arte Contemporânea, uma das diversas obras do renomado Oscar Niemeyer. Afinal, este museu inaugurado em 1996 é considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo, e se destaca pelos traços curvilíneos e forma futurista.

Agora que você sabe tudo sobre as obras mais famosas da arquitetura, que tal trazer estas influências para o seu projeto? A Loom Arquitetura atua na área de arquitetura, engenharia civil e design de interiores, com projetos de construções, reformas, adaptações e decoração prontos para atender às suas necessidades e estilos. Todos os nossos projetos são elaborados de maneira simples e objetiva, facilitando a leitura não só da execução de obra, mas também do cliente. Fale conosco para realizar sua obra de maneira rápida, simples e econômica, com muita comodidade e suporte completo de nossa equipe.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Você também pode gostar

Scroll Up